O preço da sabedoria


   Por melhores que sejam as recompensas de ser detentor de uma imensa sabedoria, só o custo de a procurar é, provavelmente, o maior de todos. Na eterna e infinita busca pela sabedoria pode-se perder a inocência, a integridade, a sanidade ou até a vida. Ironia das ironias, um dos mais cobiçados tesouros da humanidade tem um custo demasiado elevado e nenhuma garantia de o encontrarmos.

   Talvez seja por se perder tanto, que algumas pessoas tentam partilhar os conhecimentos que adquiriram com o passar dos anos, com aqueles que elas amam ou, simplesmente, com aqueles que as rodeiam. Infelizmente, a sabedoria não se pode transmitir, seja porque ela precisa de deixar um testemunho da sua presença ou, meramente porque as pessoas não conseguem compreender aquilo que não percebem e tendem a rejeitar aquilo que não compreendem. A melhor maneira de uma pessoa aprender algo profundo, é passando por uma experiência marcante, infelizmente para alguns essa é a única maneira e ainda há quem não aprenda nada de todo.

   Parem, oiçam e aprendam, para que assim uma dia não se possam sentir impotentes quando tentarem poupar o sofrimento a alguém com quem se preocupam. Ao aprenderem uns com os outros, evitarão cometer os mesmos erros que outros, antes de vocês, cometeram.

   Oiçam e serão ouvidos, respeitem e serão respeitados.

6 comentários:

  1. Herberto / Big Show :D01 março, 2010

    Talvez tenha percebido mal parte do texto, mas fora aquilo que subentendi, não concordo. A sabedoria é das coisas mais preciosas da vida de qualquer pessoa e o custo dela é compensado por muitas recompensas.

    ResponderEliminar
  2. Nunca disse que não era um bem precioso mas há preços demasiado altos e há coisas que nunca ninguém devia saber que existem.

    ResponderEliminar
  3. Deixo aqui os meus cumprimentos a um blog sério e com pontos de vista extraordinários. Apesar se sóbrio este blog consegue ainda ser cativante, e por isso, os meus parabéns.

    ResponderEliminar
  4. humm
    Espero que as minhas aulas sejam "experiências marcantes", então...

    ResponderEliminar
  5. Senhor Nuno e outros escritores deste blog, os meus paraéns pelos textos até já escritos! Espero ver mais posts em breve.um abraço

    ResponderEliminar
  6. Ehpa as poucas coisas que acho igualmente imprtantes são compatíveis...

    ResponderEliminar