Arco-íris e borboletas


   Já há uns tempos que me dizem que eu tenho uma perspectiva da sociedade demasiado negativa. Não se trata de negatividade mas sim da exposição do negativo. Explicando melhor, a minha visão não é propriamente negativa, eu simplesmente exponho mais as minhas ideias sobre aquilo que acho negativa. Eu tenho perfeita noção que existem boas pessoas na nossa sociedade, consigo vê-lo num sorriso, num olhar, num aceno... mas também consigo ver desprezo, indiferença, inveja, aversão, raiva, desconfiança (muitas vezes elevada à paranóia).


   Dizem me muitas vezes que estou errado porque a nossa sociedade tem vindo a evoluir. Concordo mas não acho que esteja bem dito. As regras e a cultura têm vindo a evoluir isso é óbvio, afinal, já não queimamos “bruxas” na praça pública, há uma certa liberdade de expressão e (supostamente) não descriminamos pessoas pela sua raça ou credo religioso. Mas se forem a ver (com objectividade) grande parte das pessoas seguem as regras porque é o socialmente correcto não porque concordam, não porque estas fazem parte dos seus princípios, da sua moral. Cruamente dito, grande parte das pessoas são hipócritas.


   Na minha opinião, quem acha que a nossa sociedade está bem (e agora não estou a falar do sistema económico) é um tanto ou quanto ingénuo. Como alguém que costuma tentar ajudar estranhos, posso vos dizer que as pessoas andam na rua com MEDO! O som de passos é uma ameaça e uma simples pergunta é quase uma agressão. Não as critico, porque a maior parte das pessoas não está habituada a ser abordada por um estranho a oferecer ajuda, e isso meus amigos, está mal. Acho muito bem que existam pessoas que se interessam por campanhas de solidariedade mas não se fiquem por aí. A vontade de ajudar não devia acabar mal acaba o nosso turno na campanha em que estamos a participar. Ajudem aqueles que podem, aqueles que vos rodeiam.


   Eu não falo de arco-íris e borboletas porque as pessoas se agarram a isso. As pessoas agarram-se ao mais positivo, dá-lhes força para continuar. Okay! Mas não ignorem o que está mal. O ser humano tem uma tendência natural para fugir da realidade e procurar prazer, por isso, eu apresento-vos a realidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário